• Ali por onde passamos

Bento Gonçalves/RS – roteiro de final de semana

Atualizado: 29 de Jul de 2020

Localizada na Serra Gaúcha, a 124 quilômetros da capital Porto Alegre, Bento Gonçalves faz jus ao título de capital brasileira do vinho. Com suas diversas vinícolas, que proporcionam uma verdadeira imersão no mundo do vinho, ela está na lista de desejos daqueles que apreciam essa bebida tão incrível.

Casa da Erva Mate

E foi em um final de semana que decidimos pegar a estrada e subir até essa região que tem nosso coração. Vem com a gente!

DIA 1

Café da Manhã

FILÓ CAFÉ

Entrada do Café

Localizado no Vale dos Vinhedos, o Filó Café é aquela ótima opção para começar o dia. Pensem em um lugar gostoso! Ficamos em uma mesa com vista para um gramado, onde vento batia, amenizando o calor que fazia naquele sábado. A decoração e o cuidado nos pequenos detalhes nos chamou atenção, e o excelente atendimento deixou o clima ainda mais agradável.

Pedimos algumas delícias do dia (que são diferentes a cada final de semana), enquanto folheávamos um livro com fotos dos pratos elaborados por eles.

Então chegaram nossos pedidos: canudinhos recheados com creme de laranja, sonhos de goiaba e doce de leite, cuca de coco e leite condensado, bolo de maçã, pizza e sanduíche colonial. Tudo isso acompanhado de café e suco de laranja.

Delícia de café da manhã

Por cada lado que olhávamos, ficávamos ainda mais encantados com os detalhes. Seja a fitinha nos talheres, os vasinhos de flores que enfeitavam as mesas, os objetos antigos que faziam parte da decoração ou a folha onde explicava o significado do nome: Filó. Esse é o resultado quando o trabalho é feito com amor, concordam? Fica a nossa dica!

Informações-Filó Café

Localização: Rua das Videiras, 3365.

Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 9h às 18h - sábados e domingos, das 21h às 19h30.

Almoço

CASA DAS CUCAS VITIACERI

Nosso almoço foi na Casa das Cucas Vitiaceri, localizada no roteiro turístico Caminhos de Pedra. Sua sede fica em uma casa com arquitetura típica da região, a qual complementa o charme do lugar. Famosa por suas cucas deliciosas, a casa ainda produz deliciosas e recheadas cestas de piquenique. Foi o que pedimos. Nossa escolha foi a tradicional (R$89), composta por cucas, pães, frutas e frios (queijos e salames). Tudo delicioso.

Cesta tradicional

Recebemos a cesta em um gramado, com toalha e almofadas dispostas embaixo de uma árvore com vista para o lago. Bom demais! Você pode acrescentar vinhos, espumantes ou sucos da casa. Experimentamos o suco de uva e aprovamos.

Piquenique na Casa de Cucas Vitiaceri

Informações-Casa das Cucas Vitiaceri

Localização: Estrada Caminhos de Pedra - Linha Palmeiro.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 09h às 18h30 - sexta, das 09h às 23h, sábados e domingos, das 09h às 18h30.

Café da tarde

BENEVENTO CHOCOLATE E CAFÉ

Benevento

A Benevento Chocolate e Café é uma casa especializada em chocolates feitos do cacau colhido na Amazônia. Em nossa visita, tivemos uma aula incrível sobre o processo de produção do doce amado chocolate. Quem nos explicou tudo foi o Eduardo (proprietário do local), ele é apaixonado pelo que faz, tornando a experiência ainda mais bacana. Lá eles trabalham com o processo Bean to Bar - da amêndoa a barra - e tem como intuito produzir e comercializar chocolates mais naturais.

Vamos falar sobre a parte mais deliciosa do dia? Provar os chocolates! Gente, são muito bons. Os de 71% e 80% são feitos somente com cacau e açúcar orgânico. Eles produzem também o chocolate branco e ao leite.

Chocolates Benevento

Além de todas essas características que nos fizeram adorar a Benevento: o espaço com mesas ao ar livre, o sanduíche feito de pão de cacau e o suco de cacau completaram o pacote.

Sanduíche com pão de cacau

Agora nos digam, vocês já experimentaram suco de cacau? Não? A gente até então não conhecia, e podemos dizer que foi uma grata surpresa. Lembra um pouco o suco de graviola. Achamos uma delícia. E ele merece esse destaque, pois além de ser puro (sem adição de açúcar, água e conservantes), é mais um diferencial da Benevento (aqui no RS você só irá encontrar lá, hein?!).

Suco de cacau

Informações-Benevento

Localização: Caminhos de Pedra.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h30.

Jantar

ARTE IN TÁVOLA

Restaurante italiano que fica localizado nas dependências do Farina Park Hotel, mas aberto ao público, foi nossa escolha para o jantar. Com um misto de pratos clássicos e receitas autorais, o local fez com que nossa noite fechasse com chave de ouro. Pratos incríveis, desde o couvert até a sobremesa. O restaurante conta ainda com uma excelente carta de bebidas.

Restaurante Arte In Távola

Informações-Art In Távola

Localização: RS-453, Km 106 (divisa com Bento Gonçalves e Garibaldi, Estr. Sertorina, Farroupilha.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, a partir das 19h30.

DIA 2

Claro que não poderia faltar uma vinícola no passeio, e a Vinícola Lovara, localizada no roteiro Caminhos de Pedra, entrou em nosso roteiro.

A Lovara vem produzindo vinhos de qualidade desde 1967, com a parceria das famílias Benedetti e Tecchio. Em 2009, as famílias apostaram na inovação e reformularam a estrutura do local, porém sempre preservando a ideia dos seus antepassados. Confirma isso, a Casa de Pedra construída em 1887, local onde participamos da degustação harmonizada.

Casa de Pedra na Vinícola Lovara

A degustação inclui 2 vinhos e 3 espumantes, acompanhados de deliciosas bruschettas (todas preparadas na hora, feitas com pão colonial e tendo como base uma pasta de alho ). Um pouco da harmonização: Rosé com bruschetta de molho de morango, Merlot com bruschetta de molho de tomate e outra com mostarda, e o Moscatel com bruschetta de gorgonzola com mel. Tudo perfeito!

Degustação harmonizada

A Roberta, responsável pela visita, é uma querida. Explicou muito bem sobre esse mundo dos vinhos, e fez com que saíssemos de lá encantados com tudo. Temos certeza de que você vai gostar também.

A degustação harmonizada acontece de segunda a sábado, custa R$35 por pessoa e tem duração de 1h30.

Informações-Vinícola Lovara

Localização: Rua José Benedetti, 222.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 09h às 17h.

No retorno para casa, resolvemos chegar na cidade de Garibaldi, do ladinho de Bento Gonçalves (14 km). E já tínhamos destino certo, visitar a Vinícola Garibaldi, uma cooperativa com mais de 400 famílias associadas.

Participamos da visita guiada chamada "Uma história para degustar". Durante o tour nos foi explicado sobre a história da vinícola, a chegada dos primeiros imigrantes e também a respeito do maquinário utilizado na época e atualmente. Grande parte do passeio é feito dentro de pipas de madeira, o que o torna ainda mais legal.

Ao final, passamos para a degustação de 5 bebidas, dentre elas: vinhos, espumantes e sucos.

A visita guiada é gratuita e tem duração de 30 min.

Informações

Localização: Av. Independência, 845 - Centro.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 09h às 17h - domingo, das 10h às 15h.

Clica aqui para conferir nossa dica de hospedagem na Região da Uva e do Vinho.