• Ali por onde passamos

Ilhabela/SP - roteiro de 2 dias

Atualizado: 29 de Jul de 2020


Em uma breve viagem partindo de São Paulo, conseguimos conhecer alguns cantinhos lindos dessa Ilha que nos conquistou ( clique aqui para conferir o post que fizemos com algumas informações que você precisa saber antes de ir).


Um lugar paradisíaco, repleto de natureza, praias maravilhosas (somam mais de 40) e trilhas que levam a lindas cachoeiras. Essas são algumas características desse lugar que recebe inúmeros turistas durante o ano todo, vindos através da balsa de São Sebastião.



DIA 1

Em nosso primeiro dia em Ilhabela optamos por conhecer a praia do Jabaquara. Ela está localizada a 22 km da balsa, em um trajeto de 8 km em estrada de chão, podendo tranquilamente ser feito por veículos de passeio. Ela é a última praia com acesso pela estrada, as demais somente através de embarcações.


Com aproximadamente 500 m de extensão, ela é rodeada por árvores, e foi lá, onde mais sofremos ataques dos pernilongos e borrachudos. Mas, não deixe isso assustar você, pois ela é uma das mais lindas e preservadas praias de Ilhabela e merece estar em seu roteiro.


A praia do Jabaquara é rodeada por pedras e mata!


Uma outra curiosidade da praia do Jabaquara é que ela é cortada por dois riachos. O do lado direito forma uma pequena lagoa de água doce, separada do mar pela faixa de areia e pelas enormes pedras, que a transformam em uma paisagem paradisíaca.


Riacho que corta a praia!


Estrutura da praia: há um quiosque que oferece o que você precisa para curtir o dia. Inclusive estacionamento.


Optamos por não pagar estacionamento, então deixamos o carro estacionado na rua e caminhamos por alguns metros até chegar à praia.

Como a praia do Jabaquara é mais afastada, optamos por ficar mais tempo por lá. Então quando voltamos fomos direto conhecer o centrinho de Ilhabela – um charme à parte. Ele está localizado a 6 km para quem sai da região da balsa.


Durante o dia você pode aproveitar para comprar lembrancinhas para a sua coleção (a nossa é de imãs 😁). E, quando a noite chegar, a nossa dica é: passeie pela orla e curta os ótimos restaurantes que ficam espalhados pelo centro histórico.


Rua do Meio


Uma das construções mais importantes da cidade é a Igreja Nossa Senhora D’ajuda e Bom Sucesso, construída entre os anos de 1697 e 1718. Ela é feita com pedras, conchas e óleo de baleia.


Igreja Nossa Senhora D’ajuda e Bom Sucesso

GASTRONOMIA


Finalizamos o dia no restaurante Pimenta de Cheiro, localizado na orla da praia de Perequê. Com um menu variado, desde pratos com carne, massas e frutos do mar, o local é uma ótima pedida para curtir a noite na cidade. Nossa escolha foi a moqueca de camarão, acompanhada de arroz branco, farofa e pirão de peixe. Estava deliciosa!


Moqueca do Restaurante Pimenta de Cheiro


Localização

Endereço: Av. São João, 86 - Perequê - Ilhabela/SP


DIA 2


Em nosso segundo dia na Ilha, fizemos um passeio chamado "Mar e Terra", e escolhemos a Ilhabela Jeep Tour para realizar o passeio. Esse programa é bem tradicional na Ilha, sendo operado por várias empresas. Pagamos R$160 por pessoa, e valeu demais o investimento, pois conhecemos praias lindas e tivemos um dia incrível. O tour inicia na praia de Perequê, a bordo de uma lancha "flexboat", tendo como destino final a praia de Castelhanos.


Píer da praia de Perequê


Antes de chegar em Castelhanos, há dois pontos de parada: a praia da Fome e a praia do Saco do Eustáquio. Na Praia da Fome paramos por 40 min, e pudemos aproveitar a água que estava uma delícia.


Praia da Fome


A praia da Fome fica localizada entre a praia do Jabaquara e a do Poço, e seu acesso é realizado somente por barco. Ela leva esse nome devido ao fato de que ali, os escravos eram alimentados depois de uma longa viagem da África, sendo vendidos posteriormente conforme seu peso.


Casarão histórico que foi transformado em casa de veraneio

Outra parada do passeio é na praia do Saco do Eustáquio.


Praia do Saco do Eustáquio - uma das mais cristalinas de Ilhabela


A última parada do nosso passeio foi na Praia de Castelhanos, localizada no lado leste da Ilha e considerada uma das mais belas praias do Brasil. Com dois quilômetros de extensão, seu acesso é feito através de barco ou em um veículo 4x4, o qual passa por dentro do Parque Estadual de Ilhabela. Há estrutura de quiosques, camping e quartos para quem quiser aproveitar mais o lugar. O local é uma ótima oportunidade para se desconectar das redes sociais e aproveitar a natureza, que por sinal foi muito generosa por lá.


Praia de Castelhanos


O quiosque mais famoso de Castelhanos, e ponto de parada do passeio, é o Quiosque do Alemão.



Pelo fato do passeio se chamar "Mar e Terra", o retorno foi em um veículo 4x4. A travessia dura aproximadamente 1 h e passa por dentro do Parque Estadual de Ilhabela - em meio a Mata Atlântica. Durante o trajeto fizemos três paradas: a primeira na Cachoeira do Chuveirinho, a segunda no Mirante de Castelhanos (boa visualização irá depender das condições climáticas) e a última foi no Poço da Pedra. Todo o trajeto foi uma aventura e tanto, recomendamos para quem quer um passeio com emoção.


Trajeto em veículo 4x4


A programação ocupou praticamente o dia todo, então encerramos a viagem com um até breve. Com certeza voltaremos a esse pedacinho de paraíso localizado no litoral paulista.


Até breve, Ilhabela ❤