• Ali por onde passamos

Nova Veneza/SC - roteiro de 1 dia

Atualizado: 22 de Set de 2020

Colonizada em 1891 pelos imigrantes italianos, Colonia Nuova Venezia (como era chamada), ainda preserva a cultura da época. Sejam por suas construções ou culinária, a cidade ficou conhecida como reduto da cultura italiana na região Sul de Santa Catarina.


COMO CHEGAR?


Partimos de carro a partir de Porto Alegre, porém como a cidade fica localizada a 25 km de Criciúma, de lá, você pode fazer o trajeto de ônibus.

Logo na entrada da cidade avistamos o pórtico, o qual foi inspirado em um monumento localizado na Praça de São Marcos, em Veneza, na Itália.


Pórtico da cidade


O QUE FAZER?


GÔNDOLA LUCILLE


Por ter como inspiração a cidade de Veneza, na Itália, Nova Veneza recebeu em 2006 do governo Vêneto, uma gôndola, que hoje é símbolo e uma das principais atrações da cidade. Ela fica em um lago artificial, na Praça Humberto Bortoluzzi.


Gôndola de Nova Veneza


O trajeto Itália - Santa Catarina não foi nada fácil, pois a gôndola não podia ser desmontada. Então, o percurso incluiu navio e caminhão, sendo esse último, motivo de curiosidade por onde Lucille passava.


Informações-Gôndola

Localização: Rua Nicolau Pederneiras, 44 - Praça Humberto Bortoluzzi.

Horário de funcionamento: diariamente - atendimento 24h.



MUSEU DO IMIGRANTE


Uma das mais antigas edificações da cidade -  construído no final do século XIX, o Museu do Imigrante foi inaugurado em 1991 e abriga objetos utilizado pelos colonizadores da cidade. O local onde hoje é o museu, já foi sede de um clube social, igreja, casa paroquial, prefeitura municipal e câmara de vereadores.

A casa funciona também como Centro de informações turísticas. Com certeza é o melhor lugar para descobrir tudo sobre essa cidade encantadora.


Museu do Imigrante - Igreja Matriz São Marcos


Informações-Museu do Imigrante

Localização: R. Conego Miguel Giacca, s/n - Centro.

Horário de funcionamento: segunda, das 13h às 17h - de terça a sexta, das 09h às 12h e das 13h às 17h - sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 16h.



CASAS DE PEDRA


As casas de pedra Nono Luigi Bratti (homenagem ao seu construtor) foram construídas pelos imigrantes italianos há mais de 120 anos. Feitas de pedra, ferro e barro, as casas demoraram cerca de 14 anos para ficarem prontas. Devido a sua importância histórica para a sociedade, elas foram tombadas como Patrimônio Histórico Nacional.


Casas de Pedra


As casas preservam a história de quem ali viveu, abrigando utensílios, móveis e recordações daquele tempo. Um passeio muito legal para quem gosta desse tipo de turismo. Nós amamos museus, para nós é muito especial poder conhecer de perto a história de pessoas tão importantes para determinado lugar. Foi um passeio e tanto.


Pertences dos imigrantes


O trajeto até lá é feito por uma estrada de chão bem acessível, em torno de 2 km.


Informações-Casas de Pedra

Localização: Estrada centenária.

Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Entrada: R$5 por pessoa.



VINÍCOLA BORGO


A Vinícola Borgo fica localizada no interior de Nova Veneza, em um castelinho super charmoso em meio a uma paisagem linda. A vinícola produz artesanalmente há 18 anos - vinhos, espumantes, licores, cachaças e geleias. Tudo delicioso e muito bem feito. 


Vinícola Borgo


O trajeto até a Vinícola é feito por uma estrada de chão batido - aproximadamente 7 km.


Não deixem de experimentar a geleia de abacaxi. É incrível.


Informações-Vinícola Borgo

Localização: Travessa Giovanni Gava, 500.

Horário de funcionamento: diariamente, das 09h às 18h.



PONTE DEI MOROSI


A ponte dos namorados (tradução da língua vêneta) foi inaugurada em 2016. Sua construção foi inspirada em uma antiga ponte (1936) que ficava no mesmo lugar, a qual servia de ponto de encontro dos apaixonados.


Ponte dos namorados


Assim como a Fonte do Amor Eterno em Gramado, a Ponte Dei Morosi tem um espaço reservado para os namorados colocarem seu cadeado. Feito isso, a chave deve ser jogada no rio, como forma de selar o amor.


Cadeados colocados pelos apaixonados



CARNEVALE DI VENEZIA


Em junho acontece a festa mais tradicional da cidade, o Carnevale di Venezia. Um desfile e Baile de Carnaval inspirados nos que são realizados em Veneza. É uma época muito esperada pelos moradores e também pelos turistas, que lotam a cidade para participar da festa. Algumas máscaras foram trazidas da Itália, porém a maioria dos trajes são confeccionados ali mesmo, em Nova Veneza. Para os turistas que querem curtir a caráter, há a possibilidade de alugar as máscaras e os trajes típicos. Legal, né?!


Máscaras e trajes típicos


ONDE SE HOSPEDAR?


Não chegamos a ficar hospedados na cidade, pois nosso destino final era outro. Porém, pesquisamos para vocês, e vou deixar aqui a indicação dos mais conhecidos e bem avaliados hotéis.


Hotel Bormon, próximo ao pórtico da cidade.

Hotel Dolomiti, próximo ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio.

Ficou encantado pela cidade também? Então coloca em seu roteiro!