• Ali por onde passamos

Novo Cabrais/RS: uma tarde no Parque Witeck

Atualizado: 22 de Set de 2020


Para nós, a oportunidade de estar em contato com a natureza não tem preço. Seja na praia, em uma praça, fazendo alguma trilha...são coisas que renovam nossa energia. E conhecer lugares pertinho de casa que proporcionam isso, é melhor ainda. ''Pegar'' a estrada cedinho e descobrir um lugar novo é bom demais. E foi em um dia assim que conhecemos o Parque Witeck, uma das mais incríveis reservas botânicas do Sul do Brasil.


Novos Cabrais, cidade onde está localizado o parque, fica a aproximadamente 200 km de Porto Alegre.


Parque Witeck


HISTÓRIA


A história do parque começa em 1962, quando seu fundador, o médico Acido Witeck, adquiriu a área onde hoje está localizado o parque. Ele passou por cima de comentários negativos de pessoas desacreditadas, que achavam a compra da área uma perda de tempo e de dinheiro, pois as terras eram tidas como imprestáveis. Para se ter uma ideia, as terras não tinham nem minhocas, elas tiveram que ser trazidas para o parque.


SOBRE O PARQUE


Atualmente, o parque abriga mais de 2,5 mil exemplares de árvores e vegetação, incluindo espécies nativas e exóticas, representantes de pelo menos 25 países. Além da incrível e rica flora, o parque também abriga diversas espécies de animais. Diferentes tipos de pássaros (mais de 100 espécies catalogadas), bugios, capivaras, aranhas, peixes e lontras estão entre os animais que habitam a reserva.



Parque Witeck


O trajeto para conhecer o parque tem cerca de 3 km, porém não oferece grande dificuldade. Boa parte é feita através de uma trilha com calçamento, boa sinalização e acessibilidade.


Trilha


Ao longo da trilha há dois grandes lagos artificiais (o Grande Espelho do Céu e o Lago Mágico), e também bosques temáticos, que homenageiam e contam histórias de datas especiais. Dentre eles estão alguns Recantos: o das Palmeiras, o Paleontológico, o Europeu, o das Coníferas, das Caducas e também o Túnel do tempo (foto acima). Ficamos encantados com tamanha diversidade.


Um dos lagos do parque


Informações-Parque Witeck

Localização: BR 153, zona rural - Novo Cabrais/RS - próximo ao trevo de acesso a Santa Cruz do Sul/Santa Maria. Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 9 h às 18 h.

Ingresso: crianças de 0 a 3 anos - gratuito | 4 a 10 anos - R$5 | Acima de 10 anos - R$10.


Observações:


-No local não há cantinas ou restaurantes, portanto leve seu lanche.

-Lembre-se de colocar o lixo nas lixeiras espalhadas pelo parque.

-Não fume nas dependências do parque.

-Respeite as plantas, não arranque-as.

-O parque não libera para Camping ou algo do tipo.

-Há churrasqueiras que podem ser reservadas para uso (não é permitido o uso de churrasqueiras particulares).

Coloque esse lugar lindo em sua lista de desejos!

Temos certeza que irá se encantar também.