• Ali por onde passamos

Parque da Cachoeira e a Ponte do Passo do Inferno - ecoturismo na Serra Gaúcha

Localizado na Serra Gaúcha, o Parque da Cachoeira é um refúgio junto à curiosa Ponte do Passo do Inferno.


Propício ao turismo de aventura, o parque conta com esportes radicais e, para quem quer tranquilidade, há trilhas e cachoeiras espalhadas pelo local. Vem com a gente conhecer esse lugar repleto de natureza?


COMO CHEGAR


O parque está localizado entre as cidades de Canela e São Francisco de Paula. Fica a uma distância de 140 km da capital gaúcha - Porto Alegre.


Do centro de Canela, o parque está distante cerca de 18 km e, do centro de São Francisco de Paula, cerca de 35 km. Tanto indo de um destino, como de outro, a metade do caminho será feita em um uma estrada de chão bem ruim - a RS 476.


SOBRE O LOCAL


Vocês costumam se interessar pela história do lugar que pretendem visitar? Nós adoramos.


Então, vamos começar contando sobre a história da Ponte do Passo do Inferno, pois ela e o Parque das Cachoeiras estão interligados. A ponte fica em frente ao Parque das Cachoeiras. Vale a pena combinar os dois lugares em uma mesma visita.


Ponte do Passo do Inferno


Acharam diferente o nome da ponte? Ficaram curiosos para saber sobre sua origem? Vamos contar a vocês.


"Passo do Inferno"


HISTÓRIA


Em meados de 1910, mesmo antes da construção da ponte, o local já era conhecido como "passador do inferno". Nome dado, devido a dificuldade em que as caravanas de viajantes tinham em atravessar o rio à cavalo em épocas de cheia. O curso do rio Santa Cruz é praticamente todo dentro de um vale profundo, com desníveis de até 400 metros.


Ponte "Passo do Inferno"


Foi somente no ano de 1932 que a construção da ponte teve início, levando 3 anos para ser concluída.


Sua estrutura é feita de ferro, vinda diretamente da Alemanha. Inclusive, o mesmo material era utilizado na construção dos tanques de guerra alemães.


A ponte tem comprimento de 74 metros e capacidade de carga para até 50 toneladas.


Ponte "Passo do Inferno"


Da ponte, conseguimos observar a Cachoeira do Rio Cará, localizada no Parque da Cachoeira.


Chegou a hora de conhecermos o interior do Parque da Cachoeira.


SOBRE O PARQUE


Em meio a trilhas e cachoeiras que encontram os rios Cará e Santa Cruz, o parque é um refúgio para quem busca um lugar tranquilo para relaxar e curtir a natureza.


Mapa do Parque da Cachoeira


O local conta com uma ótima infraestrutura. Conta com área para Camping - com mesas, banheiros, churrasqueiras, chuveiros, estacionamento e um bar. Se você não abre mão do conforto, há a opção de reservar uma das cabanas ou apartamentos.


Parque da Cachoeira


ATRAÇÕES


Para quem busca aventura, o local oferece diversas atividades de ecoturismo. São elas: trilhas, rapel, rapel de gaiola e tirolesa - as três últimas atividades estão suspensas durante o período de pandemia. O parque também oferece piscinas com água natural do rio e toboágua.


Mirante


Ao chegarmos no parque, fomos logo conhecer o mirante. Ele proporciona uma vista de cima da Cachoeira do Rio Cará (a mesma que você pode observar da Ponte do Passo do Inferno - mostramos na foto acima).


Mirante do Parque da Cachoeira

Vista do Mirante


Do mirante conseguimos avistar a Ponte do Passo do Inferno. Um visual incrível.


Trilhas


No parque há algumas opções de trilhas autoguiadas, umas maiores outras menores. Devido ao tempo que tínhamos, optamos por fazer a de menor duração - a que leva até a base da Cachoeira do Rio Cará.


Trilha do Rio Cará


Essa trilha é a menor do parque. Seu trajeto é de apenas 200 metros, portanto ela é considerada de fácil acesso.


Cachoeira do Rio Cará


A vista é linda! Ficamos por um bom tempo contemplando a natureza.


Parque da Cachoeira


Não chegamos a realizar as demais trilhas, mas vamos compartilhar algumas informações delas com vocês.


Trilha da Toca


Essa é a trilha mais longa e de maior dificuldade. Considerando ida e volta, o trajeto tem em média 4 km. Seu início se dá próximo a Cachoeira do Rio Cará. Há diversas pedras pelo caminho, exigindo mais atenção e cuidado.


Trilha dos Xaxins Gigantes


A trilha dos Xaxins inicia logo acima da recepção do parque. Ela é considerada de nível moderado. Seu percurso tem em média de 3 km. Vale ressaltar, que essa é uma trilha circular. Ida e volta se dão de lugares diferentes.


Ficaram com vontade de conhecer esses locais que mostramos? Nós adoramos compartilhá-los com vocês.


LOCALIZAÇÃO


Endereço: RS 476 - estrada Canela - sentido Bom Jesus.


Precisando locar um veículo? Acesse nosso link e confira as opções da Rentcars.

OUTRAS INFORMAÇÕES


Ingresso Parque da Cachoeira: R$10 por pessoa - inclui acesso as áreas de piquenique (mesas e churrasqueiras não cobertas), trilhas para caminhadas e piscinas naturais com toboágua).


Horário de funcionamento do parque: diariamente, das 8 h às 17 h.