• Ali por onde passamos

Parque das Cascatas: refúgio no interior de São Francisco de Paula

Atualizado: 22 de Set de 2020


Foram quase cinco meses em casa até decidirmos que precisávamos recarregar as energias diante a esse período difícil de pandemia pelo qual todos estamos passando.


Buscando um lugar que pudesse nos (re)conectar com a natureza e que nos mantivesse em isolamento social, encontramos o Parque das Cascatas.


Localizado no distrito de Lageado Grande em São Francisco de Paula, o parque nos proporcionou um final de semana incrível, o qual queremos compartilhar com vocês. Vem com a gente?


SOBRE O PARQUE


Ele surgiu de um sonho de uma família que adquiriu o parque de proprietários de uma fábrica de celulose, transformando-o em uma área totalmente preservada.


Podemos dizer que o Parque das Cascatas está localizado em um espaço privilegiado, em uma área de 54 hectares de mata nativa, que tem como destinos próximos os Campos de Cima da Serra e a Região das Hortênsias.


Entrada


O PARQUE


Como mencionamos anteriormente, o parque está localizado no interior de São Francisco de Paula, cidade na Serra Gaúcha. A forma mais fácil de se chegar até lá é pela Rota do Sol (RS 453). Logo que termina o asfalto, você irá "pegar" uma estradinha de chão - cerca de 2 km até a porteira de entrada do parque.


O parque oferece duas opções: você pode ir somente para passar o dia (day use) ou se hospedar em uma das cabanas/chalés do local. Nós ficamos em uma cabana super fofa, com toda a estrutura para passarmos um ótimo final de semana.


CABANAS/CHALÉS


As cabanas são equipadas com cozinha completa (inclusive com utensílios), lareira (lenha cobrada à parte - R$20 o saco), quartos (com roupas de cama) e um banheiro (com roupas de banho).


Cabanas


Nesse período de pandemia, o café da manhã ao invés de ser servido no restaurante como de costume, está sendo entregue diretamente nas cabanas.


Café da manhã do Parque das Cascata


Algo que queremos destacar é o cuidado do local para com os hóspedes, um exemplo é o café da manhã. Todos os itens chegam embalados individualmente.


Para o restante do dia, nós levamos algumas coisinhas para cozinharmos. Mas, caso prefira, o parque disponibiliza um cardápio com diversas opções. Desde petiscos, pratos individuais e bebidas. Todos com preço justo.


ATRAÇÕES


O local dispõe de diversas atrações para você curtir bastante. Vamos listar algumas delas:

quadra de esportes, restaurante, piscinas, banheiras de hidromassagem, sauna, área para Camping, passeio a cavalo, quiosques com churrasqueiras e trilhas.



OBS: Lembrando que no período de pandemia, as atrações em áreas comuns estão desativadas. No momento, somente as trilhas estão liberadas.


TRILHAS


No parque há duas opções de trilha: a da Gralha Azul e a Trilha Molhada.


Trilha das Gralha Azul


Ela leva esse nome em homenagem ao pássaro habitante do parque. É uma trilha de dificuldade leve, recomendada para todas as idades. Toda a trilha é feita costeando o morro, o que permite contemplar uma paisagem incrível.


Trilha da Gralha Azul


A trilha dura em média 1h ida e volta, mas tudo irá depender do seu ritmo e das paradas que você fará para admirar a paisagem.



No topo da trilha há a uma capelinha de Nossa Senhora de Fátima, imagem que está no parque há vários anos.


Parada para contemplação


Ao longo do percurso há alguns pontos de observação. Confesso que ficamos por um bom tempo contemplando as maravilhas que a natureza nos proporciona.


Trilha molhada


Há uma outra opção de trilha para quem quer explorar bem o lugar. Essa é chamada de trilha molhada, pois ela permite atravessar o rio que passa pelo parque. Ao chegar do outro lado, você terá uma visão diferente do parque.


Trilha molhada


Não chegamos a fazer essa trilha, pois no dia em que fomos estava frio. Mas, queremos voltar em uma outra oportunidade.


Apesar de não termos feito a trilha, aproveitamos para curtir a cascata da forma que conseguimos. Foi incrível.


Ponto de observação da Cascata


Ficamos encantados com tantos cantinhos lindos que encontramos por lá.



Finalizamos nosso dia assistindo um belo pôr do sol em um morro que fica atrás das cabanas. É só atravessar uma porteira que fica logo acima.


Pôr do sol no morro atrás das cabanas


Tivemos um final de semana maravilhoso. Levaremos para sempre conosco os momentos que vivemos por lá.


LOCALIZAÇÃO


Endereço: Rua Guilherme Perazzolo, 500 - Distrito de Lageado Grande - São Francisco de Paula/RS.


Precisando locar um veículo? Acesse nosso link e confira as opções da Rentcars.

OUTRAS INFORMAÇÕES


Contato para reservas: (54) 99973-5530.

Diárias: a partir de R$300 por acomodação - café da manhã incluso.