• Ali por onde passamos

Porto Alegre/RS - Parque Farroupilha

Atualizado: 22 de Set de 2020

Começamos o post com uma pergunta: você sabe “O que Porto Alegre tem”?⠀⠀ ⠀⠀ Às vezes viajamos tanto para fora que nos esquecemos dos atrativos que nossa cidade tem a oferecer, concordam? E é para mudar isso que um grupo de criadores de conteúdo aqui de Porto Alegre, o Coletivo TraveleRS, criou a ação “ O que Porto Alegre tem”. O intuito é fazer com que mais pessoas possam conhecer os diversos cantinhos da capital dos gaúchos, valorizando assim, o que a nossa cidade tem de melhor.


Os nossos passeios favoritos aqui em Porto Alegre são aqueles ao ar livre, onde podemos curtir um belo dia de sol, jogar conversa fora, não vendo o tempo passar. Convenhamos que a nossa cidade entende bem desse assunto, né? São diversos parques espalhados pelos quatro cantos, um mais bonito e agradável que o outro.

Enfim, chegou a hora de vermos qual local escolhemos. Vem com a gente?! ⠀ Optamos por mostrar a vocês o Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção. Já ouviu falar? Ele fica localizado entre as avenidas João Pessoa, José Bonifácio e Osvaldo Aranha e possui uma área verde incrível (são quase 40 ha).


Espelho D'água


A Redenção é um parque super tradicional e muito querido dos porto-alegrenses. Pois é lá onde a maioria passa o domingo, relaxando na grama e tomando um bom chimarrão.


HISTÓRIA

O espaço onde está localizado o parque foi doado à Porto Alegre em 1807, pelo então governador Paulo José da Silva Gama. De início, ele foi chamado de Potreiro da Várzea e, mais tarde, denominado Campos do Bom Fim.


No ano de 1884, a Câmara sugeriu que o parque passasse a ser chamado de Campos de Redenção. Porém, foi em 1935 que ele passou a ser definitivamente Parque Farroupilha (para homenagear o centenário da Revolução Farroupilha).


Um dos monumentos mais importantes da Redenção é o arco ao Expedicionário. Ele foi inaugurado em 1957 com o intuito de prestar homenagem aos pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial.


Monumento ao Expedicionário


Em 1997, foi realizado o tombamento do parque como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico da cidade de Porto Alegre.


SOBRE O PARQUE

Ela conta com diversas opções de lazer, como por exemplo: passeios de bicicleta e trenzinho, recantos para tirar fotos, o Mercado do Bom Fim, a Feira Ecológica, o Brique (aos domingos), o Auditório Araújo Viana e um parquinho de diversões. ⠀ Para deixar o local ainda mais bonito, há mais de 45 monumentos espalhados por ele. O nosso preferido é o Espelho D'água, construído no ano de 1939.


Espelho D'água


Além desse, há também: o Recanto Alpino, o Recanto Oriental, a Fonte Luminosa, a Fonte Francesa, entre outros.⠀


Recanto Oriental

Fonte Luminosa

Outros cantinhos que você vai encontrar no parque

Uma coisa que gostamos de ver por lá e queremos destacar, é o fato de que vários espaços do parque estão sendo revitalizados. Muitos estavam precisando urgentemente de atenção e cuidado. Como é o caso da Fonte Francesa, feita no nordeste da França em 1866 e alocada no parque em 1941.


Fonte Francesa ⠀⠀ Ficou com vontade de conhecer a Redenção?


Aproveita e segue a página do @coletivotravelers no Instagram e acompanha a tag #oqueportoalegretem para descobrir outros lugares dessa cidade que tem todo nosso ❤