• Ali por onde passamos

Um dia na cidade de Guaíba/RS

Atualizado: 22 de Set de 2020

Guaíba fica localizada a 30 km de Porto Alegre, e é uma ótima opção para um passeio de domingo.


Nós optamos por fazer o trajeto até a cidade a bordo de um Catamarã que sai do píer de Porto Alegre. Mas, se você preferir, pode chegar de carro ou de ônibus.


Reconhecida como “Berço da Revolução Farroupilha”, a cidade preserva um importante patrimônio histórico. Algo que achamos legal destacar é o fato de que os principais pontos turísticos são pertinhos uns dos outros. Em uma curta caminhada você consegue descobrir locais bem interessantes.


Vamos ver os cantinhos que conhecemos por lá?


SÍTIO HISTÓRICO


O Sítio Histórico de Guaíba, tombado pelo Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, é um espaço onde estão localizados os casarões e as belezas naturais (principais pontos turísticos da cidade) referentes ao período da Revolução Farroupilha.


Um desses pontos é a Casa Gomes Jardim, residência de um dos principais líderes da Revolução e local onde faleceu o General Bento Gonçalves. É uma construção do final do século XVIII que atualmente está aberta à visitação.


Casa Gomes Jardim


Logo a frente há o Cipreste, monumento natural e símbolo oficial da cidade. Sua referência está presente no hino, no brasão e na bandeira de Guaíba.


Cipestre - símbolo da cidade


A árvore tem mais de 200 anos e, foi sob sua sombra, que os líderes da Revolução planejaram as estratégias que seriam tomadas para a invasão à Porto Alegre.


VITRINE CULTURAL


Situada no área do Sítio Histórico, a Vitrine é um espaço para a divulgação das atividades culturais de Guaíba.


Vitrine Cultural


No entanto, há uma exposição permanente, com painéis que contam sobre a história da cidade.


Exposição permanente na Vitrine Cultural


Informações-Vitrine Cultural

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h30 às 17h30.

Entrada gratuita.


IGREJA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO


Com mais de 100 anos de história, a igreja que leva o nome da padroeira da cidade fica situada bem próxima ao Sítio Histórico.


Primeiramente, a Igreja Nossa Senhora do Livramento era uma capela, localizada na propriedade de Gomes Jardim. Posteriormente, tornou-se freguesia e, por fim, igreja.


ESCADARIA 14 DE OUTUB

Com 147 degraus e uma vista linda das cidades de Guaíba e Porto Alegre - através do mirante, a escadaria fica bem próxima à Vitrine Cultural.


Escadaria 14 de outubro


Subindo por ela, você encontra o Sítio Histórico, e descendo, a Orla de Guaíba.


ORLA DE GUAÍBA


A orla é um dos lugares mais legais da cidade. É um espaço com diversos bancos e um trapiche, onde você pode curtir o dia e a vista - muito bonita, por sinal.


Orla de Guaíba


De lá, pode se ver a Ilha das Pedras Brancas, um local que já foi ponto estratégico na Revolução Farroupilha, Casa de Pólvora - construída pelo governo em 1857 para armazenar munição e, um presídio na época da ditadura militar.


Além de um restaurante muito bacana - o qual vamos mostrar a vocês, a orla também é o local de embarque/desembarque do catamarã.

GASTRONOMIA


RESTAURANTE CAISINHO


Um restaurante na beira do rio, com uma vista privilegiada e ótima gastronomia, são algumas das características do Caisinho.


Restaurante Caisinho


O cardápio é bem diversificado, incluindo carnes vermelhas, peixes e petiscos. Apaixonada por camarão que sou, escolhi o Pappardelli com camarão - delicioso. Já o Wagner, optou por um filé de frango ao molho de mostarda. Ambos os pratos, aprovadíssimos.



O Caisinho merece estar em seu roteiro pela cidade. A experiência por lá deixará seu passeio ainda mais agradável.


TRANSPORTE


Como mencionamos no início desse post, escolhemos ir e voltar de Guaíba a bordo do Catamarã. Embarcamos no Cais Mauá, localizado no Centro de Porto Alegre - outra opção de embarque é no Píer do Barra Shopping Sul.


Cais Mauá


O trajeto Porto Alegre - Guaíba dura entorno de 20 min e custa R$11,50 o trecho.


Passeio de Catamarã


Acesse o site da Catsul (empresa responsável pela travessia) para ficar por dentro dos horários e demais informações.


Precisando locar um veículo? Acesse nosso link e confira as opções da Rentcars.

E aí, gostou de saber mais sobre esse passeio? Conta pra gente!